Como posso ser Perfusionista ?

Em Portugal não existe legalmente uma profissão de perfusionista. Antigamente os perfusionistas eram provenientes de várias profissões de sáude. Em 1997 foi criada pela Associação Portuguesa de Perfusionistas uma comissão com o objectivo de desenvolver um programa de formação que foi aprovado por todos os Centros de Cirurgia Cardiaca Portuguesa e em que todos os candidatos a perfusionista teriam como base o curso de Cardiopneumologia.

Actualmente, Portugal encontra-se na fase final de acreditação e recertificação dos seus programas de formação e de treino de perfusionistas cardiovasculares pelo European Board of Cardiovascular Perfusion (EBCP).

Terão acesso á certificação de perfusionistas todos os técnicos de saúde com a licenciatura em cardiopneumologia, cujas escolas tenham os seus programas de formação acreditados pelo EBCP com treino teórico/prático em perfusão cardiovascular com uma duração igual ou superior a 18 meses nos serviços de cirurgia Cardiotorácica associados.

No final de cada programa de treino e antes dos exames, teórico e prático, os candidatos a perfusionista deverão apresentar um número mínimo de procedimentos de circulação extracorporal como 1º perfusionista.

1. 100 Perfusões de adulto incluindo valvulares e congénitos
2. 5 Procedimentos pediátricos
3. 5 Procedimentos de hemofiltração
4. 5 Procedimentos com recuperador de sangue
5. 5 Procedimentos de protecção miocárdica
6. 5 Procedimentos com balão intra- aórtico
7. Utilização de tecnologia para ECMO ou VAD
8. Perfusão isolada de membros

Nota: O candidato em treino num serviço onde não se realize cirurgia cardíaca pediátrica deverá observar pelo menos 5 cirurgias cardíacas pediátricas numa instituição colaboradora.

Em 2011, a Escola Superior de Tecnologias Saúde de Coimbra (ESTESC) em associação com o departamento de cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a Escola Superior de Tecnologias Saúde de Lisboa (ESTESL) em associação com o serviço de cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta requereram acreditação dos seus programas de formação e de treino de Perfusionistas.

Os programas de treino e educação em perfusão foram acreditados pelo European Board of Cardiovascular Perfusion (EBCP) a partir do dia 1 de Fevereiro de 2012 e são validos até 31 de Janeiro de 2017.