História

Em Portugal, a cirurgia cardíaca começou nos finais dos anos 60 e o primeiro perfusionista iniciou funções em 1969..

Actualmente, Portugal tem cerca de 10.000.000 de habitantes e 8 centros públicos de cirurgia cardíaca, sete no continente e um na ilha da Madeira. Existem ainda alguns centros privados que operam menos de 100 casos/ano. Somos um total de 38 perfusionistas, número que inclui elementos em treino.

A associação Portuguesa de Perfusionistas (APP) foi fundada em 1995, quando os primeiros delegados foram propostos pelo European Board of Cardiovascular Perfusion (EBCP), constituindo-se legalmente em 1996. Nesse ano existiam em Portugal cerca de 25 perfusionistas.

Em 1997 foram eleitos em assembleia-geral os primeiros corpos dirigentes da associação e o representante de Portugal nas instituições europeias que representam os perfusionistas europeus EBCP e FECECT. 

Um dos primeiros objectivos da APP foi criar um Protocolo de cooperação entre a associação e os diferentes centros de cirurgia cardíaca, o que levou à criação de um programa de formação acreditado pelo EBCP.

Durante o ano de 1998 e 1999 a associação empenhou-se no reforço da sua estrutura e da união, não só entre os perfusionistas portugueses mas também com perfusionistas estrangeiros.

Em 2000 organizou a sua 1ª Reunião Científica em Coimbra, tendo realizado até hoje mais 4 reuniões científicas.

Em 2003 realizou-se na Madeira com o apoio da APP o 10º congresso europeu de Tecnologia Extracorporal.

Actualmente a APP mantém-se empenhada nos objectivos para que foi criada; dignificar e regulamentar a actividade do perfusionista bem como manter a ligação dos perfusionistas portugueses com os seus congéneres estrangeiros.